fbpx
  • 11 99280-1737
  • contato@dracristinafarah.com.br

Você sabe o que é desprescrição?

Você sabe o que é desprescrição?

Você sabe o que é desprescrição?

Desprescrição era tão rara até pouco tempo atrás que muitos de nós nem sabe o que é.

Vamos à definição:

Desprescrição é um termo novo, definido como o processo planejado e supervisionado de redução de dose ou de interrupção no uso do medicamento que pode causar danos ou não ter benefícios, se utilizado a longo prazo. Tem como objetivo reduzir danos para o paciente, reduzir custos e também aumentar a qualidade de vida do paciente (NHS, 2017).

Quis falar disso hoje pois dentro da minha área de endocrinologia estamos passando por um maravilhoso momento de desprescrição e sabem quem é a maior responsável por isso?

Quem pensou na “comida de verdade”, minimamente processada, com menos carboidratos refinados acertou! Mas, por que? Explico:

Isso acontece porque há muitas pessoas hoje em dia fazendo uso de medicamentos para tratar diabetes que aumentam a insulina (ou mesmo usando insulina), não porque não fabriquem mais insulina e sim porque estão comendo um tipo de comida que leva a um fenômeno chamado resistência à insulina, e é aí que a “comida de verdade”, minimamente processada, com menos carboidratos refinados entra como a grande solução.

Com o tempo e o emagrecimento próprio desse tipo de alimentação, a pessoa vai progressivamente saindo desse quadro de resistência insulínica e suas glicemias vão voltando à normalidade e assim permitindo a nós médicos fazermos a desprescrição de parte dos medicamentos para diabetes.

A maneira correta de tratar esse quadro é portanto com orientação alimentar correta e, se necessário, a associação de medicamentos que melhoram a ação da insulina, isso é atuar na causa!

Quando não fazemos essa reflexão e tratamos um paciente que já tem insulina demais (devido ao fenômeno da resistência insulínica) com mais insulina, além de não abordarmos o lado mais nefasto e perigoso dessa doença que é a própria resistência insulínica, visto que essa é a grande responsável pelo aumento do risco cárdio-vascular, ainda o engordamos.

E agora sim dá para explicar melhor uma coisa muito legal que vem acontecendo em muitos consultórios de endocrinologia nos últimos tempos.

Temos atendido com frequência pacientes diabéticos usando medicamentos que aumentam a insulina no nosso corpo ou a própria insulina sintética para tratar seu diabetes mas que na verdade estão acima do peso e com resistênica insulínica, nesses pacientes quando fazemos a correção da dieta e do estilo de vida como um todo frequentemente conseguimos diminuir, as vezes até eliminar, esses medicamentos/insulina, dependendo do caso é claro.

Isso tudo é muito legal não é? Mas segue um alerta de segurança importantíssimo!

A desprescrição não pode ser por conta própria, tem que ser feita por um médico experiente, é muito bom deixar de usar medicamentos dos quais temos sido dependentes mas para que isso possa ser motivo de comemoração e não um pesadelo não faça isso sozinho sem um médico.

Se a desprescrição for feita de maneira leiga, sem acompanhamento médico o paciente pode permanecer com o diabetes descompensado mas o mais frequente e também mais perigoso é o contrário, ou seja, quando as pessoas estudam a dieta de baixo carboidrato (low carb) sozinhas e saem praticando-a sem saberem como reduzir seus medicamentos para diabetes, podem ocorrer hipoglicemias graves com até mesmo risco de vida.

Então se você quer avaliar se é possível no seu caso diminuir os medicamentos e ter uma saúde ainda melhor é necessário que converse isso com seu médico e não faça sozinho.

0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
Olá!
Posso te ajudar?