Comida de verdade: entenda o que são esses alimentos
Por possuírem grande valor nutricional, eles trazem muitos benefícios para a saúde
O nome “comida de verdade” pode soar estranho. Afinal, você automaticamente se pergunta se existe “comida de mentira”, certo? De mentira os alimentos altamente processados não são. Porém, eles são cheios de problemas.
Apesar de serem muito práticos para o dia a dia, seus ingredientes são repletos de calorias e dispõe de muito pouco nutriente, formando o conceito conhecido como “calorias vazias”.
Ademais, são eles os alimentos associados ao aumento da obesidade no cenário mundial e outras diversas doenças crônicas. Não é por acaso que as estatísticas de obesidade explodiram a partir da década de 70 que foi quando se iniciou um boom no consumo de alimentos processados.
Então, afinal, o que é comida de verdade?
A definição é bem simples e fácil. Comida de verdade são os alimentos in natura ou minimamente processados – logo, não possuem outros ingredientes em sua composição (principalmente químicos) – e que são ricos em vitaminas e minerais, com isso eles tem o que chamamos de alta “densidade nutritiva”.
Ou seja, legumes, verduras, frutas, vísceras, carnes (não-processadas), frutos do mar, oleaginosas e sementes, ovos, queijos e gorduras saudáveis (que incluem azeite de oliva, manteiga, banha, entre outros). Uma lista extensa e saudável de alimentos para você incluir no seu cardápio sem medo.
Os benefícios da comida de verdade
Para começar, todos esses alimentos possuem um alto valor nutritivo, o que vai contribuir para a melhora da sua saúde no geral, diminuindo os riscos de doenças crônicas. Eles também são ótimos para te dar mais energia – até para fazer exercícios físicos – e te ajudam a emagrecer com saúde.
Isso porque esses alimentos são ricos em proteínas, fibras solúveis e polifenóis. Os dois primeiros aumentam a saciedade enquanto o último possui propriedades antioxidantes eficazes na proteção contra doenças.
E falando sobre a saciedade, nosso centro cerebral que a regula (hipotálamo) está adaptado a funcionar adequadamente na presença de “comida de verdade”. Ou seja, quando ele detecta a presença de alimentos muito nutritivos deflagra sinais de saciedade bastante eficazes, provocando, portanto, uma enorme diminuição da fome.
Por outro lado, quando comemos de maneira muito frequente alimentos processados ou ultraprocessados existe uma tendência a entrarmos em uma situação de inflamação crônica no organismo como um todo e no hipotálamo isso se traduz por uma dificuldade dos centros de saciedade em inibirem a fome. Assim, inicia-se aquele comportamento muito comum, apesar de prejudicial, de se comer a cada 3 horas.
Ao mesmo tempo, a comida de verdade não possui açúcares refinados – que são calóricos e comprovadamente te deixam com fome mais rápido devido a provocarem aumentos muito intensos da insulina no sangue (insulina provoca fome) – nem gorduras trans artificiais, grandes responsáveis pelo acúmulo de gordura, principalmente abdominal, que elevam os riscos de doenças crônicas.
Mesmo a ingestão de uma porção generosa de algum alimento considerado comida de verdade não vai atrapalhar a sua dieta da mesma forma que um alimento processado faria, porque a quantidade de calorias entre esses dois tipos de comida é bem discrepante – além do fato já comentado de que a comida de verdade promove saciedade precoce.
E o melhor de tudo, depois de um tempo fazendo refeições com alimentos de verdade, as suas papilas gustativas acabam se adaptando a novos sabores e você consegue sentir o gosto real de alimentos que havia parado de sentir com o tempo.
O chuchu é um bom exemplo, ele na verdade tem um sabor levemente adocicado, sabia? Esse processo de correção do paladar também ajuda a diminuir a vontade de comer doce, que já estabelecemos que é um dos grandes vilões da dieta e da saúde.
Então, resumindo, a comida de verdade é saborosa, nutritiva e repleta de benefícios para quem quer manter a saúde em dia e também perder peso. E, para completar, são alimentos fáceis de encontrar e preparar.
0 Comment