Obesidade e Câncer estão relacionados?
Há inúmeros estudos mostrando essa relação, o mais recente são os relatos do Projeto de Síndrome Metabólica e Câncer, um estudo observacional Europeu com cerca de 580 mil adultos que confirmou a associação entre obesidade e câncer colorretal e de tireoide.
Mas esta associação também aparece em outras pesquisas correlacionando obesidade com câncer de próstata, estômago, mama, útero, colo de útero, rim, esôfago, pâncreas, vesícula biliar e fígado.
Os estudos relacionam não só o sobrepeso com maior probabilidade e surgimento de cânceres, como também com a piora da sobrevida desses pacientes quando os mesmos são obesos.
Vou citar alguns mecanismos para vocês entenderem o porquê dessa associação:
- A obesidade leva a um processo crônico de inflamação do organismo e essa situação predispõe a iniciação de cânceres;
- As células de tecido gorduroso que se infiltram nos tumores produzem substâncias que promovem o crescimento tumoral;
- Ácidos secretados pelo tecido gorduroso (AGs=Ácidos Graxos), assim como disfunção no sistema imunológico, aumentam a agressividade dos tumores.
Quando pensamos que a obesidade é uma situação de desequilíbrio, na qual várias substâncias passam a ser produzidas, fica mais fácil imaginarmos que isso possa sim funcionar como um estímulo para a geração de cânceres.
A notícia boa é que como chegamos a essa situação de desequilíbrio, podemos ter consciência do que está acontecendo e assim iniciar uma caminhada rumo ao reequilíbrio, e evitar situações mais graves na nossa vida, como cânceres, diabetes, infarto, AVCs, dentre outras.
Por isso, nunca é tarde para prevenir e encarar a obesidade de frente, buscando tratamentos e alternativas que, além de auxiliar na manutenção da sua saúde física, vai garantir melhor qualidade de vida, com mais disposição e auto estima.
0 Comment