Dietas Low Carb podem promover a perda de massa magra?
Alguns artigos divulgam a informação de que em dietas low carb o peso eliminado em água e massa magra, ou seja, músculos é maior que nas dietas de restrição calórica. Entretanto, recentes estudos científicos mostram exatamente o contrário.
O fato é que, qualquer dieta que gere a perda de peso poderá, consequentemente, promover a diminuição de massa magra, mas, a notícia boa é que é possível reduzir esta perda com simples estratégias, como, a prática de musculação e um maior consumo de proteínas durante o emagrecimento. Porém, é importante ressaltar que esta decisão deve ser estruturada e discutida em conjunto com um profissional da área médica.
É valido também lembrar que, a maioria das informações que relacionam a perda de massa magra à dieta low carb vem de fontes de baixa evidência como por exemplo estudos observacionais ou do senso comum mesmo. O ideal seria as pessoas se atentarem aos resultados dos estudos de melhor nível de evidência, e nesses vemos que a maior perda de peso durante o emagrecimento se dá em relação à gordura.
E, o que estes estudos apontam? Confira:
1 – Low carb não induz perda maior de massa magra do que outras dietas de perda de peso, ao mesmo tempo em que produz MAIS perda de massa gorda;
2 – Na vigência de aporte proteico e de exercício resistido, low carb produz perda única e exclusivamente de gordura, sem perda de massa magra.
3 – Em atletas de alto desempenho (ginastas olímpicos, levantadores de peso olímpico, praticantes de crossfit), low carb produz melhora da composição corporal, sem perda de desempenho nem de massa magra.
4 – É possível que low carb não seja a melhor estratégia para GANHO de massa magra (embora isso ainda esteja em discussão), mas dizer que o que se perde é músculo é factualmente incorreto.
0 Comment