fbpx
  • 11 99280-1737
  • contato@dracristinafarah.com.br

As causas do Hipotireoidismo

As causas do Hipotireoidismo

As causas do Hipotireoidismo

A causa mais comum de hipotireoidismo é a Tireoidite de Hashimoto, que nada mais é que uma doença autoimune da tireoide. Ou seja, nós começamos a produzir anticorpos contra nossa própria glândula tireoide.

Os anticorpos mais comuns são o Anti Tireoperoxidase (anti TPO) e o Anti Tireoglobulina (anti Tg). Na presença deles, a tireoide vai progressivamente diminuindo sua capacidade de produção hormonal.

Dependendo do grau de acometimento é necessário o uso de hormônio tireoidiano sintético (levotiroxina) para complementar a quantidade que a tireoide não consegue mais produzir. Aliás, é nisso que consiste o hipotireoidismo, o sufixo hipo vem de pouco, insuficiente, ou seja, pouca produção hormonal.

A Tireoidite de Hashimoto é mais comum em mulheres, mas não é rara em homens, dada a prevalência dessa patologia, que é alta na população em geral.

Uma situação que frequentemente ocorre na tireoidite é a alteração nos parâmetros da glândula frente ao exame de ultrassom e que pode facilmente ser confundida com nódulo. Às vezes até mesmo motivar um exame de punção desnecessária do pseudo-nódulo.

Quando há somente a presença dos anti-corpos dosados no sangue, mas não há diminuição da produção hormonal, chamamos de Tireoidite de Hashimoto sem hipotireoidismo e a conduta é meramente acompanhamento sem a necessidade de tratamento.

Portanto, quando os hormônios tireoidianos começam a diminuir no sangue, faz-se o diagnóstico de hipotireoidismo por Tireoidite de Hashimoto e aí sim é necessária a complementação com levotiroxina. Esse tratamento não é complicada e é bastante acessível tanto em custo quanto em facilidade de se encontrar a reposição hormonal.

Outras possíveis causas menos comuns do Hipotireoidismo

– Tratamento de hipertireoidismo: os medicamentos visam estabilizar a produção de hormônios na tireoide e podem acabar diminuindo-a demais, causando um hipotireoidismo medicamentoso.
– Cirurgia de tireoide: quando há a necessidade da retirada total ou parcial da tireoide, a produção de hormônios pode ser prejudicada, necessitando então de reposição hormonal.
– Radioterapia: quando envolve regiões próximas do pescoço, uma possível consequência desse procedimento, usado no tratamento de cânceres, é o acometimento da tireoide com diminuição da produção hormonal e um consequente hipotireoidismo.
– Medicamentos: algumas substâncias como o lítio e amiodarona, podem diminuir ou aumentar a produção de hormônios, causando hiper ou hipotireoidisimo.
– Doença congênita: pode ocorrer uma má formação da tireoide intrauterina, ou seja, durante a gestação, que prejudica a produção de hormônios dai pra frente.
– Deficiência de iodo: por contribuir com a produção de hormônios da tireoide, é um importante mineral para o corpo e muito presente em frutos do mar. Condição rara no Brasil porque nosso sal é iodado por lei.

Experimentando sintomas? Procure seu médico imediatamente!

0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
Olá!
Posso te ajudar?