fbpx
  • 11 99280-1737
  • contato@dracristinafarah.com.br

Pesquisadores de Harvard atacam Universidade do Texas pelo estudo que nega relação de carne vermelha com doenças

Pesquisadores de Harvard atacam Universidade do Texas pelo estudo que nega relação de carne vermelha com doenças

Pesquisadores de Harvard atacam Universidade do Texas pelo estudo que nega relação de carne vermelha com doenças

Há cerca de duas semanas o Dr. Souto publicou em seu blog o escândalo da tentativa de censura das metanálises que indicavam que carne vermelha não deveria ser evitada (visto não haver evidência confiável de qualquer relação com câncer, doença cardiovascular e diabetes). Eu reproduzi esse texto em meu blog na semana passada. A saga continua! E esse texto também estou repostando do blog do Dr. Souto.

O escândalo foi narrado em detalhes nas páginas do JAMA, e havia ali o seguinte trecho:

“Outro ataque veio durante uma recente conferência de cardiologia preventiva de um dia, na qual metade das apresentações foram sobre dietas plant-based. Durante seu discurso, Willett mostrou um slide intitulado “Desinformação”, que culpou várias organizações e indivíduos: a “mídia sensacionalista”, especificamente o periódico Annals of Internal Medicine e a repórter de ciência de longa data do New York Times Gina Kolata, que escreveu a primeira história do jornal sobre as metanálises da carne; “Big Beef” (a indústria da carne), citando especificamente o cientista de nutrição da Texas A&M University Patrick Stover, PhD, vice-reitor da escola e co-autor da diretriz de consumo de carne NutriRECS; e “acadêmicos baseados em evidências”, ou seja, NutriRECS e Gordon Guyatt, MD, MSc, presidente do painel que escreveu as diretrizes de consumo de carne.”

Na sua cruzada cega e semi-religiosa contra o consumo de carne, Willett e Hu, da Escola de Saúde Pública de Harvard, parecem ter passado dos limites. Eis o slide projetado por Willett difamando Gordon Guyatt (nada mais, nada menos do que o pai da Medicina Baseada em Evidências) e o Dr. Patrick Stover, vice-reitor da Texas A&M.

A Texas A&M University é a mais antiga instituição pública de ensino superior do Texas, fundada em 1871. É uma das 10 maiores universidades dos EUA. 

Pois bem, o reitor da Texas A&M está agora pedindo publicamente a cabeça do Hu e Willet. Eis a carta aberta endereçada ao presidente da Universidade de Harvard:

22 de Janeiro de 2020

Para:
Dr. Lawrence S. BacowPresidentHarvard UniversityMassachusetts HallCambridge, Massachusetts 02138
Prezado Dr. Bacow,
Escrevo para informá-lo de meu desânimo com as recentes ações dos membros do corpo docente de Harvard, Dr. Walter Willett e Dr. Frank Hu e seus associados, Dr. David Katz e True Health Initiative (THI). Suas ações, conforme descritas em um artigo recente do JAMA, são antiéticas, distorcem os resultados de importantes pesquisas científicas e, em nossa opinião, são falsas e prejudiciais para a Texas A&M University e seus professores. São assuntos sérios que comprometem os valores defendidos por sua instituição e devem ser corrigidos imediatamente.
Confio que você tenha ficado tão surpreso quanto eu depois de ler o artigo da JAMA e peço que você dê uma olhada nas ações ultrajantes da THI. O JAMA descobriu que a THI e vários de seus membros do conselho, incluindo os professores Willett e Hu, de Harvard, descaracterizaram a pesquisa científica e acusaram falsamente os cientistas da Texas A&M de venderem-se para interesses da indústria. De acordo com o JAMA, a THI não apenas quebrou a política de embargo de periódicos, mas aparentemente usou bots automáticos para inundar a caixa de entrada de e-mails do editor-chefe dos Annals of Internal Medicine.
Vários professores da sua instituição estão envolvidos como membros do conselho ou consultores da THI e colaboraram com a THI em seus esforços para desacreditar as evidências científicas que são contrárias à sua ideologia. Posso garantir que a pesquisa da Texas A&M é conduzida em função da ciência, e apenas da ciência.
Além da minha preocupação com as descobertas do JAMA, estou anexando uma ilustração que o Dr. Willett apresentou em uma conferência de cardiologia para atacar um renomado professor da Texas A&M e a própria universidade como sendo influenciado pela indústria. Esta alegação sem fundamento foi rejeitada de forma independente e demonstrada falsa no artigo JAMA.
No momento, não temos uma base sólida para mostrar que essas ações contra a Texas A&M e seu corpo docente são endossadas ou toleradas por sua instituição e esperamos poder trabalhar juntos para resolver esse problema. Essa resolução deve incluir uma avaliação séria da Harvard de sua afiliação à THI e uma revisão ética abrangente de qualquer professor de Harvard envolvido com a THI. Vários cientistas cortaram laços com o THI por causa dos problemas discutidos nesta carta. A Texas A&M aplaude a posição adotada por esses cientistas e incentiva Harvard a mostrar a mesma coragem.
A Texas A&M pede que Harvard se junte a nós para uma abordagem puramente científica da nutrição em prol da saúde pública e da confiança pública e rejeite as políticas e ações antiéticas da THI que procuraram desacreditar a ciência e interferir no processo científico.
Atenciosamente, 

John SharpReitor

Para acompanhar mais publicações do Dr. Souto, o link do seu grupo no Telegram é t.me/drsouto.

0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
Olá!
Posso te ajudar?