fbpx
  • 11 99280-1737
  • contato@dracristinafarah.com.br

REVERSÃO DO DIABETES TIPO 2 RESTAURA O TAMANHO E A FORMA DO PÂNCREAS PARA A QUASE NORMALIDADE

REVERSÃO DO DIABETES TIPO 2 RESTAURA O TAMANHO E A FORMA DO PÂNCREAS PARA A QUASE NORMALIDADE

REVERSÃO DO DIABETES TIPO 2 RESTAURA O TAMANHO E A FORMA DO PÂNCREAS PARA A QUASE NORMALIDADE

Um estudo Direct na Inglaterra mostrou que 36% dos pacientes previamente diabéticos que perderam peso com dieta de redução calórica estavam em remissão após 2 anos. No entanto os pesquisadores querem entender mais sobre a biologia desse processo, já se sabia que essa “reversão” do diabetes estava relacionada a diminuição da gordura dentro do fígado e do pâncreas e à recuperação da capacidade de secreção de insulina pelas células beta do pâncreas eventos que via de regra ocorrem quando perdemos peso.

Já se sabe que o pâncreas de quem tem diabetes tipo 2 é cerca de 20 a 30% menor em tamanho do que quem não tem diabetes e é também mais irregular em sua forma, no entanto nunca ficou claro se isso é causa ou consequência do diabetes tipo 2.

Para entender melhor os pesquisadores estudaram 64 pacientes do estudo Direct ao longo dos 2 anos da perda de peso analisando-os com ressonância magnética quanto ao tamanho, forma e quantidade de gordura no fígado e no pâncreas.

Quanto ao pâncreas nesses 2 anos seu volume praticamente voltou ao normal assim como sua forma e o teor de gordura dentro dele caiu e isso não ocorreu com os participantes que não reverteram o diabetes nesses 2 anos. Essa é a primeira pista de que reverter o diabetes recupera forma, tamanho e função do pâncreas. Esse trabalho mostrou que perdas de peso da ordem de 10 a 15Kg não só restauram a função das células beta (células do pâncreas responsáveis pela produção da insulina) como também o órgão como um todo.

O professor Roy Taylor, da Newcastle University, é co-líder do estudo DiRECT e liderou essa pesquisa. Ele disse:

“Será extremamente encorajador para qualquer pessoa com diabetes tipo 2 saber que seu pequeno pâncreas pode voltar ao tamanho normal. Saber o que um tratamento realmente faz dentro do corpo é motivador e reconfortante. ”

A Dra. Elizabeth Robertson é nossa Diretora de Pesquisa. Ela disse:

“Nosso histórico estudo DiRECT revolucionou o pensamento sobre o diabetes tipo 2 – não o consideramos mais uma condição para toda a vida para todos e sabemos que a remissão é possível para algumas pessoas. E continuamos aprendendo mais sobre a remissão do tipo 2 todos os dias. Essas novas descobertas ajudam a construir uma imagem mais clara da biologia por trás da remissão e como a saúde do pâncreas pode ser restaurada pela perda de peso.

No entanto, ainda temos perguntas a responder, como por que a remissão não é possível para todos. À medida que o NHS England começa seu teste de um programa de remissão de controle de peso inspirado no DiRECT, é fundamental continuarmos a explorar essas questões para tornar a remissão uma possibilidade para o maior número possível de pessoas.

0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
Olá!
Posso te ajudar?