fbpx
  • 11 99280-1737
  • contato@dracristinafarah.com.br

Síndrome de Dumping (Hipoglicemia Reativa)

Síndrome de Dumping (Hipoglicemia Reativa)

Síndrome de Dumping (Hipoglicemia Reativa)

Ouvir no consultório “Dra. tenho hipoglicemias com certa frequência” não é raro, por isso quis trazer esse assunto hoje.


Hipoglicemias (glicose abaixo de 70mg/dl no sangue) não acontecem por motivos bobos e corriqueiros justamente porque é uma situação potencialmente grave e portanto o nosso organismo sabe se defender para que ela não ocorra.


Na maioria das vezes quando achamos que estamos tendo uma hipoglicemia, estamos na verdade tendo uma hipotensão (pressão baixa) ou até mesmo sintomas oriundos de ansiedade. Mas vamos daqui para frente considerar que se trata de uma hipoglicemia verdadeira para que possamos falar de suas causas.

Causas da hipoglicemia

  • Insulinoma: tumor produtor de insulina (muito raro).
  • Uso de hipoglicemiantes orais (medicamentos para diabetes): frequente, mas quando é assim fica fácil de se saber a causa. Importante frisar que somente alguns medicamentos para diabetes podem causar hipoglicemia e não todos eles.
  • Insulina: de fato quem usa insulina no tratamento de diabetes pode ter hipoglicemia pela ação da insulina, mas nesse caso também fica fácil identificar a causa.
  • Gestação: as gestantes tem maior tendência à hipoglicemia se ficam períodos mais longos sem comer devido ao fato de estarem suprindo um feto em crescimento.

Dumping ou Hipoglicemia Reativa

Essa é a causa que de fato tem a ver com o que comemos, pois nada mais é que a resposta exagerada do nosso pâncreas secretando muita insulina (mais que o necessário) frente à ingesta de um carboidrato de alto índice glicêmico (absorção rápida).


Ou seja, quando tomamos por exemplo um sorvete que é um alimento rico em carboidrato (no caso açúcar) nosso pâncreas detecta essa carga muito grande de açúcar chegando e rapidamente libera muita insulina, mais até do que devia causando, portanto, uma hipoglicemia de rebote, pois a insulina passou da conta. É por esse motivo que se chama reativa, ou seja, em reação ao que e quanto se comeu.

Se não entendermos isso corremos o risco de tentarmos tratar o dumping justamente com o seu causador, ou seja, darmos mais açúcar para elevar a glicemia e se fizermos isso estaremos indo para o lado oposto do tratamento de dumping.


O tratamento correto dessa patologia é justamente comer pouco carboidrato pois dessa maneira não teremos mais uma libera desproporcional de insulina e assim também não teremos mais episódios de hipoglicemia reativa.

Existem na literatura alguns estudos que demonstraram a resolução do Dumping em pessoas com histórico de cirurgia bariátrica quando essas iniciam um dieta de baixo carboidrato.


Resumindo se não queremos ter hipoglicemia não devemos criar as causas para a hiperglicemia, ou em outras palavras, se não queremos ter Dumping devemos evitar doces, açúcares, massas e outos alimentos ricos em carboidrato.

0 Comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco
Olá!
Posso te ajudar?