Você tem Síndrome Metabólica? Descubra como identificar
Você tem Resistência à Insulina? Você tem Síndrome Metabólica? Vamos decobrir juntos e explicar um pouquinho sobre ela?!
Em primeiro lugar, digo que quando me refiro a Resistência à Insulina (RI) ou Síndrome Metabólica (SM), na prática estou querendo dizer a mesma coisa.
Vamos de cara saber se você tem ou não, pois vou listar 5 situações. Se vc tiver pelo menos 3 delas é porque possui a SM. Mas não fique triste se tiver, porque tem solução e só depende de você.
São elas:
1) Obesidade Central: cintura > que 88cm para mulheres e 102cm para homens.
2) Hipertensão Arterial: pressão arterial maior que 130 x 85mmhg.
3) Glicose em jejum > 110 mg/dl.
4) Triglicérides > 150mg/dl.
5) HDL < 40mg/dl para homens e 50mg/dl para mulheres.
3 desses perfazem o diagnóstico de Síndrome Metabólica ou Resistência à Insulina.
Mas porque um artigo dedicado a esse assunto?
É porque a RI ou SM é a maior causadora de Diabetes, Hipertensão Arterial, Infarto e AVC (derrame) e uma das maiores causadoras de Cânceres de vários tipos e Alzheimer.
Essas doenças são hoje em dia as responsáveis pela maioria das mortes em todo mundo, por isso quis dar especial atenção a esse assunto, mas a ÓTIMA NOTÍCIA é que RI ou SM é REVERSÍVEL!!
Vejam que interessante esse estudo que foi publicado no Diabetes Care uma respeitada revista americana em 2009 a respeito do peso que a normalização de cada situação abaixo tem em DIMINUIR O RISCO DE INFARTO:
Resistência à Insulina——————————————42%
Hipertensão Arterial——————————————-36%
HDL (> 40 p/homens e 50 p/ mulheres)——————-31%
IMC (22,5)——————————————————–21%
LDL (108)———————————————————16%
Triglicérides (108)———————————————-10%
Glicose em jejum (86)—————————————–9%
Nunca ter fumado———————————————9%
Mas espera aí! Por acaso o segundo, terceiro, de certa forma o quarto, o sexto e o sétimo parâmetros não estão todos incluídos dentro da RI ou SM?
Então, se você se livrar da RI ou SM na prática você estará arremessando lá p/ baixo seu risco de ficar diabético, ter infarto, AVC, cânceres de vários tipos, Alzheimer e um tanto de outras encrencas.
O que causa a Resistência Insulínica?
Bem, vamos agora ver a combinação bombástica que leva a esse aumento de pelo menos 42% nas chances de infarto e assim fazendo o contrário estaremos bem mais protegidos:
Uma dieta alta em carboidratos, principalmente FRUTOSE (se vc quiser saber mais a respeito da frutose ouça o podcast que gravei com o senhor tanquinho sobre esse assunto, é o capítulo 107) acarretará aumento na glicose, na insulina, nos triglicérides, no LDL pequeno e denso (colesterol ruim), no ácido úrico, diminuição no HDL (colesterol bom), aumento e aparecimento de gordura no fígado.
Essa situação associada ao consumo de óleos vegetais de semente (ricos em ômega 6), são eles milho, canola, soja, algodão, etc e pobres em ômega 3 levam à inflamação nas artérias, RI ou SM, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, infarto e AVC.
Sendo assim devemos parar de comer com tanta frequência esse tipo de comida se queremos reverter a RI ou SM. Um guia mais completo e detalhado também de como fazer essa mudança de vida está no final do mesmo capítulo do podcast e você também pode acessar diretamente a partir do meu blog.
Essas informações também estão super bem explicadas no curso Diabetes a Solução ministrado pelos Dr. Souto (@jcsouto) e Dr. Rodrigo Bomeny, que eu recomendo muito a todos os interessados nesse assunto.
0 Comment